É um apartamento para 8 jovens ou adultos com deficiência intelectual, acompanhados e apoiados por dois responsáveis que orientam a vida em comunidade, a formação e o desempenho dos residentes nos respetivos empregos. É uma residência vocacionada para pessoas com autonomia no exterior e que revelem interesse e capacidade para viver num meio urbano de contexto social tranquilo e de relativa densidade demográfica.

É a Residência principal. Aqui vivem 10 jovens e 2/3 responsáveis, formando uma família. Nesta casa os residentes vivem e partilham as suas experiências e vivências nos respetivos locais de formação ou emprego. É Na Casa Mãe onde são inicialmente integrados todos os residentes, antes de, eventualmente, poderem fazer a experiência de viver mais autonomamente numa das outras residências da Associação.

É um local de apoio complementar ao funcionamento dos serviços administrativos da Casa de Betânia, onde se presta apoio psicológico aos utentes e onde se realiza o atendimento e encaminhamento de utentes com qualquer tipo de deficiência e/ou suas famílias.

Objetivos:

  • Informar as pessoas e suas famílias acerca de serviços de atendimento e integração;
  • Apoiar e encaminhar na busca / encontro de soluções adaptadas a cada situação pessoal;
  • Aconselhar, intervir e acompanhar as pessoas, segundo as suas necessidades e capacidades;
  • Conhecer as situações marcadas pela falta de acessibilidade e apresentá-las às entidades competentes para que sejam resolvidas (Câmara Municipal de Oeiras e outros municípios, Unidade de Coordenação e Recursos – UCR – do Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência – SNRIPD)
  • Contribuir para a articulação entre os vários serviços de apoio social, instituições e empresas, a nível do concelho, distrito e país;
  • Fomentar o desenvolvimento local, em ligação com as autarquias (Juntas de Freguesia e Câmara Municipal de Oeiras) e com a participação de instituições locais (de saúde, educação, formação profissional e emprego, segurança social, ação social e entidades empregadoras);
  • Sensibilizar as comunidades locais para a igualdade de oportunidades para as pessoas com necessidades educativas especiais.

© 2018 A Casa de Betânia todos os direitos reservados - Made by Lusoepicentro

Follow us: